O cartão que une a cidade.
Acesso a experiências e serviços do seu município num cartão único e gratuito.

Perguntas frequentes

É um Cartão que identifica o seu titular como munícipe da cidade do Porto e lhe permite usufruir de um conjunto de vantagens e benefícios no acesso a experiências e serviços do Município.

Além do cartão físico, existe a versão digital a que pode aceder através do botão "Aderir" no topo da página.

É possível aderir ao Cartão Porto. desde o dia 5 de abril de 2021. 

Antes de aderir, deve ler atentamente os Termos e Condições onde constam as regras relativas ao Cartão.

Para obter o Cartão, deve aceitar os seus Termos e Condições.

Se fizer o pedido online, a aceitação é feita através de uma checkbox no formulário. Na adesão presencial, os Termos e Condições são-lhe entregues para que os possa assinar.

Através da Linha Porto. (+351) 220 100 220 (chamada para a rede fixa nacional), de 2ª a 6ª feira das 9h00 às 19h00 ou através do formulário Contacto.

Pessoas singulares com domicílio fiscal na cidade do Porto e estudantes que comprovem estudar e residir na cidade, como previsto no Regulamento do Cartão Porto.

Sim, podes.

Mas, na adesão ao Cartão Porto., pedimos sempre os dados do teu Encarregado de Educação: nome, endereço eletrónico (E-mail), N.º e Tipo de documento de identificação civil.

Não.

Só podem ter o Cartão Porto. as pessoas singulares com domicílio fiscal na cidade do Porto e os estudantes que comprovem estudar e residir na cidade.

Não.

Apenas os residentes no Município do Porto ou os estudantes que comprovem estudar e residir no Município.

A adesão ao Cartão Porto. deve ser feita online. Para aderir, basta clicar no botão "Aderir" no topo da página e fazer o seu registo. 

Também pode aderir presencialmente num dos  seguintes locais:

  • Gabinete do Munícipe - marcação através da Linha Porto. (+351) 220 100 220 (chamada para a rede fixa nacional), de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 19h00
  • Biblioteca Pública Municipal do Porto
  • Biblioteca Municipal Almeida Garrett
  • Piscina Municipal da Constituição
  • Piscina Municipal de Cartes
  • Piscina Municipal Eng.º Armando Pimentel
  • Teatro Municipal do Porto - Rivoli
  • Balcão da Habitação Acessível (Porto Vivo - SRU), na Loja de Cidadão das Antas

Pode aderir presencialmente: 

  • no Gabinete do Munícipe - marcação através da Linha Porto. (+351) 220 100 220 (chamada para a rede fixa nacional), de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 19h00
  • na Biblioteca Pública Municipal do Porto
  • na Biblioteca Municipal Almeida Garrett
  • na Piscina Municipal da Constituição
  • na Piscina Municipal de Cartes
  • na Piscina Municipal Eng.º Armando Pimentel
  • no Teatro Municipal do Porto - Rivoli
  • no Balcão da Habitação Acessível (Porto Vivo - SRU), na Loja de Cidadão das Antas

Vamos pedir-lhe os seguintes dados:

  • Nome (primeiro e último)
  • Data de nascimento
  • N.º e tipo de documento de identificação civil
  • Morada completa
  • N.º de telemóvel
  • E-mail
  • NIF, caso pretenda associar algumas vantagens do Cartão Porto.

 

Sim, vai precisar de uma fotografia de rosto. 

Caso adira online, deve juntar um ficheiro com uma fotografia em que seja bem visível o seu rosto (em formato jpg ou png).

Se aderir presencialmente, pode autorizar a utilização da fotografia do seu Cartão de Cidadão ou permitir a obtenção de uma fotografia de rosto no momento do atendimento.

Nunca deve juntar a fotocópia do seu documento de identificação. Deve apenas preencher corretamente o seu número de identificação civil (8 dígitos).

Se aderir online, vai depender da forma como cria a sua conta:

  1. Se optar por criar uma conta através da Autenticação.Gov, utilizando o seu Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital, não tem de apresentar qualquer documento, porque esta informação é recolhida diretamente do seu Cartão de Cidadão.
  2. Caso opte por criar uma conta através de Registo Simplificado (e-mail e palavra-passe), deve apresentar um destes documentos:
  • Certidão de domicílio fiscal da Autoridade Tributária

Para pedir a certidão online, na hora e sem custos:

  • Aceder ao Portal das Finanças (https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/emissaoCertidaoForm.action)
  • Pedir a certidão de domicílio fiscal
  • Validar os dados para gerar a certidão
  • Transferir e guardar o ficheiro em pdf
  • Anexar ao formulário 

OU

  • Comprovativo eletrónico de morada do Cartão de Cidadão

Para retirar o comprovativo de morada:

  • Utilizar a Aplicação "Autenticação GOV" do Cartão de Cidadão (disponível para descarregar em https://www.autenticacao.gov.pt) e um leitor de cartões
  • Colocar o Cartão de Cidadão no leitor de cartões para leitura dos dados
  • Selecionar os dados de identidade e os dados da morada (introduzir o pin de morada do Cartão de Cidadão)
  • Guardar o ficheiro em pdf
  • Anexar ao formulário

Se aderir presencialmente, deve apresentar um dos documentos referidos no ponto 2. 

Para comprovar a morada, deve apresentar os seguintes documentos (cumulativamente):

  • Recibo atual do pagamento de renda OU de serviços essenciais (água, eletricidade, gás, comunicações) em nome do estudante e com a morada onde reside na Cidade
  • Comprovativo atual e válido de inscrição num estabelecimento de ensino situado no Município do Porto

Se tiver domicílio fiscal no Porto e tiver optado por criar a sua conta através da Autenticação.Gov, utilizando o seu Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital, a versão digital do seu Cartão Porto. fica imediatamente disponível e o cartão impresso é-lhe enviado para o local que escolheu.

Se tiver domicílio fiscal no Porto e tiver optado por criar a sua conta através de Registo Simplificado (e-mail e palavra-passe) ou se for estudante, a emissão do Cartão Porto. depende de validação dos dados indicados e de verificação dos documentos apresentados.

Se aderir online, pode optar pelo envio do Cartão para a sua morada, através dos CTT, ou escolher o espaço municipal onde quer levantar o seu Cartão.

Se aderir presencialmente, o Cartão é-lhe  entregue em mão, no momento do atendimento.

Não, o seu pedido vai ser analisado e vai ser notificado para juntar o documento em falta.

Se quiser, pode enviar já o documento através do formulário Contacto ou da versão digital do Cartão Porto. (em upload de comprovativos).

Não precisa de fazer um novo pedido de adesão.

Pode enviar o documento em falta através do formulário Contacto ou da versão digital do Cartão Porto. (em upload de comprovativos). Se o documento estiver correto, o pedido é considerado válido e é emitido o Cartão Porto.

Para comprovar o domicílio fiscal na cidade do Porto, deve juntar um destes documentos:

  • Certidão de domicílio fiscal da Autoridade Tributária

    Para pedir a certidão online, na hora e sem custos:
    Aceder ao Portal das Finanças (https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/emissaoCertidaoForm.action)
    Pedir a certidão de domicílio fiscal
    Validar os dados para gerar a certidão
    Transferir e guardar o ficheiro em pdf
    Anexar ao formulário 

OU

  • Comprovativo eletrónico de morada do Cartão de Cidadão

    Para retirar o comprovativo de morada:
    Utilizar a Aplicação "Autenticação GOV" do Cartão de Cidadão (disponível para descarregar em https://www.autenticacao.gov.pt) e um leitor de cartões
    Colocar o Cartão de Cidadão no leitor de cartões para leitura dos dados
    Selecionar os dados de identidade e os dados da morada (introduzir o pin de morada do Cartão de Cidadão)
    Guardar o ficheiro em pdf
    Anexar ao formulário

Os dados recolhidos na adesão ao Cartão são inseridos numa plataforma específica do Cartão Porto., que permite a emissão, atualização e o cancelamento do Cartão.

Esta plataforma é acedida exclusivamente pelo Município do Porto, Empresas Municipais ligadas aos serviços associados ao Cartão Porto., bem como Entidades terceiras com quem o Município do Porto celebre contratos no âmbito da prestação destes serviços.

O tratamento dos dados pessoais recolhidos no âmbito da adesão ao Cartão Porto. é efetuado no estrito cumprimento da Política de Privacidade do Município, disponível em www.cm-porto.pt/politica-de-privacidade/politica-de-privacidade.

O Cartão Porto. não tem qualquer custo.

O preço da 2.ª via do Cartão Porto. é o previsto na Tabela de Preços e Outras Receitas Municipais.

Atualmente, é de 3,10 euros.

O Cartão Porto. permite ao seu titular usufruir de um conjunto de benefícios relativos a acessos, descontos, mobilidade e informação.

Os benefícios e vantagens são as que, a cada momento, se encontrem divulgadas neste website.

As vantagens, que podem corresponder a gratuitidade, preço reduzido ou outro benefício no acesso a experiências, bens ou utilização de determinados serviços da Cidade, podem ser consultadas a todo o tempo neste website, na área "Vantagens".

Não, o Município do Porto pode integrar novos serviços no Cartão Porto. ou alterar os atuais.
Gradualmente, vão sendo acrescentadas novas vantagens ao Cartão Porto. que pode consultar neste website, na área "Vantagens".

Sim, pode participar na construção do Cartão Porto., fazendo sugestões de serviços ou vantagens que, mediante análise, possam vir a ser integrados no mesmo. Pode enviar o seu contributo através do formulário Contacto.

É um serviço gratuito que lhe permite receber, em tempo real e num formato simples e rápido, informações no seu telemóvel sobre:

  • condicionamentos, cortes e alterações de trânsito ou estacionamento na sua rua,
  • alterações nos ecopontos,
  • suspensão do fornecimento de água, luz ou gás,
  • informações da proteção civil.

O âmbito dos alertas disponíveis pode ser alargado com a evolução do Cartão sempre mediante prévia adesão do titular do Cartão.

Caso não tenha aderido a este serviço, pode fazê-lo a qualquer momento através da versão digital do seu Cartão (aceder a Vantagens e selecionar "Alertas SMS")  ou do formulário Contacto.

O Cartão Porto. agrega num único cartão:

  • o Cartão de Leitor das Bibliotecas Municipais,
  • o Cartão Amigo do Teatro Municipal do Porto,
  • o Cartão das Piscinas Municipais.

Com o Cartão Porto. pode aceder a estes locais com um único cartão.

Na base de dados das Bibliotecas, a identificação do seu cartão de leitor vai ser substituído pelo seu número do seu Cartão Porto..

Na plataforma do Teatro Municipal, a identificação do seu Cartão Amigo vai ser substituída pelo número do seu Cartão Porto..

Não. 

Para associar o serviço das Piscinas Municipais, deve dirigir-se à Piscina desejada e pedir a associação do serviço ao seu Cartão Porto..

Basta apresentar o seu Cartão Porto. na receção do Museu.

Deve enviar um e-mail para cartao@runporto.com, solicitando a inscrição na prova pretendida e indicando o seu nome e número do seu Cartão Porto..
A RUNPORTO vai enviar-lhe um código-voucher que tem de introduzir no site da RUNPORTO. Desta forma, quando efetuar o pagamento da inscrição já será com o desconto Cartão Porto..

É um serviço do Município, associado ao Cartão Porto., disponível para os titulares com 65 anos ou mais.

Permite o transporte em táxi a um preço fixo reduzido em deslocações de e para os estabelecimentos de saúde indicados neste website.

O limite é de 18 viagens por ano civil.

Consiste na possibilidade do titular do Cartão Porto. com 65 anos ou mais usufruir de transporte em táxi a um preço reduzido.

A deslocação pode ser de uma morada no Porto para um centro de saúde, hospital público ou hospital privado situado no Município. Também pode utilizar no regresso a partir de um desses estabelecimentos de saúde.

Paga apenas 2 euros por cada viagem.

Caso realize as viagens de ida e de volta, o custo total é de 4 euros. O Município paga o restante valor.

Todos os titulares do Cartão Porto. a partir do dia em que completam 65 anos.

Este serviço fica automaticamente disponível no Cartão Porto..

Este serviço está disponível desde 1 de março de 2022.

Pode fazer até 18 deslocações em táxi, por ano civil.

Sempre que realiza viagens de ida e de volta, conta como 2 deslocações em táxi.

O serviço é pedido através do número: 939 955 263 (custo dependente do valor contratualizado com o operador de telecomunicações do munícipe).

Funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Não, o serviço só pode ser pedido de ou para moradas na cidade do Porto.

No início da viagem de táxi, é necessário apresentar o seu Cartão Porto. 

O número do seu Cartão Porto. encontra-se no verso do seu Cartão, imediatamente abaixo do seu nome, e começa por P.

O Cartão é válido durante 5 anos, com início na data da sua emissão.

Ao fim de 5 anos, vai ser avisado de que é o momento de apresentar novamente o comprovativo de residência no Município do Porto, para a equipa da Câmara Municipal do Porto verificar que se mantêm as condições de adesão ao cartão.

Sem prejuízo desta validade, se durante o período de 5 anos alterar a sua morada deve comunicar essa alteração ao Município através do formulário Contacto.

Sim, pode adicionar ou remover serviços ao seu Cartão Porto.

À exceção do serviço de Alertas SMS - que pode ativar/desativar diretamente na versão digital do seu Cartão (aceder a Vantagens e selecionar "Alertas SMS"), as restantes alterações devem ser pedidas através do formulário Contacto ou presencialmente nos próprios serviços.

Sim.

O titular do Cartão tem de manter os seus dados atualizados e deve comunicar ao Município a alteração da morada  (ou outro dado) indicada na adesão ao Cartão.

Para comunicar a alteração dos seus dados, utilize o formulário Contacto.

O Município do Porto pode cancelar o seu Cartão ou a utilização de algum dos serviços associados, se não forem cumpridas as condições para a sua emissão, nos termos indicados nesse momento.

Pode pedir uma 2.ª via do seu Cartão diretamente na versão digital do seu Cartão (aceder a Editar dados e selecionar "Pedir 2.ª via") ou através deste formulário.